PRIMEIRA IGREJA PRESBITERIANA DE SÃO CARLOS

O registro da ocorrência de cultos presbiterianos em São Carlos data de 1875, no Sítio do Monjolinho. A partir de 1877, existem referências a uma sala de cultos na região urbana de São Carlos, na Rua da Matta – atual Treze de Maio. Historicamente, a Igreja Presbiteriana se espalhou pelo Brasil a partir da segunda metade do século XIX, através do trabalho de missionários norte-americanos.

A área hoje ocupada Igreja Presbiteriana de São Carlos teve seu primeiro prédio construído apenas em 1893 – quase 20 anos depois dos primeiros cultos –, sem ocupar, porém, toda a área do terreno. O primeiro culto documentado no novo prédio aconteceu em 1901.

Em 1928, começou a ser construído o grande pavilhão e a torre que caracterizaram o prédio no panorama da cidade.

Hoje, a Primeira Igreja Presbiteriana tem no Município as seguintes co-irmãs: Igreja Presbiteriana Filadélfia, Igreja Presbiteriana de Bela Vista, Igreja Presbiteriana de Vila Alpes e Igreja Presbiteriana Ebenezer.

Imagem: Fiéis deixando o culto na Igreja Presbiteriana de São Carlos, na Rua D. Alexandrina, antes da reforma do edifício, s.d. (imagem disponível em http://ipscarlos.wordpress.com)

Fundação Pró-Memória de São Carlos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *