Horário de verão termina à meia-noite deste sábado para domingo

O horário brasileiro de verão termina à meia-noite deste sábado para domingo (17/02/2019). Os relógios terão que ser atrasados em 1 hora, voltando para as 23h de sábado (16/02). O Distrito Federal e 10 Estados, das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, implementam a medida.
O horário de verão é adotado desde 1985. O objetivo é conscientizar a população sobre o consumo racional da energia elétrica, reduzindo o uso entre as 18h e as 21h. É adotado sempre entre os meses de novembro e fevereiro.
Em 2018, começou no dia 4 de novembro. Até o ano anterior, tinha início no 3º domingo de outubro, mas a pedido do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o então presidente, Michel Temer, determinou que o início do horário de verão não coincidisse com o 1º e o 2º turnos da eleição.
O encerramento é calculado de modo a não coincidir com o domingo de Carnaval.
Segundo o MME (Ministério de Minas e Energia), a avaliação dos impactos na redução do consumo e demanda de energia elétrica nos estudos do ONS (Operador Nacional do Sistema) em 2018 mostra que os resultados são próximos da neutralidade para o sistema elétrico.
Os estudos foram avaliados no âmbito do governo federal, que tomou a decisão de manter a aplicação do horário para o ciclo 2018/2019 deixando a reavaliação da política para os próximos anos.
Neste ano, a adoção do horário de verão dependerá da avaliação e decisão do presidente da República, Jair Bolsonaro.