DISCO VOADOR EM SÃO CARLOS

Quando fazemos pesquisas em jornais, não só encontramos dados e materiais que possam embasar nossos textos, mas também notícias um tanto… curiosas. No dia 25 de setembro de 1965, o jornal “O Correio de São Carlos” escreveu a seguinte matéria:

“ DISCO-VOADOR” FOI AVISTADO NA NOITE DE ONTEM SÔBRE S. CARLOS

“Por volta das 19 e 30 minutos de ontem, foi avistado movimentando-se nos céus de São Carlos um objeto não identificado, vulgarmente conhecido como ‘disco-voador’.
Após demoradas evoluções sobre a cidade, as quais patentearam não se tratar de um satélite ou capsula espacial, o ‘disco-voador’ desapareceu na imensidão sideral.

AVISTADO POR DIVERSAS PESSOAS


A reportagem no ‘Correio de São Carlos’ foi cientificada que diversas pessoas de nossa cidade tiveram o ensejo de avistar e acompanhar as evoluções do ‘disco-voador’ que ontem apareceu nos céus são-carlenses.
Dentre essas pessoas podemos citar os srs. João Garcia, residente à rua Visconde de Inhaúma 672 e Ary Godoy, residente no prédio no 717 da mesma rua, e a sra. Eva Naime, residente na rua Conde do Pinhal (Jardim São Carlos) e, ainda, um casal que preferiu não se identificar.

EVOLUÇÕES DO ‘DISCO’


O ‘disco-voador’ foi percebido por pessoa que se achava na rua Major Jose Ignácio, nas proximidades da residência do sr. Roch Lavoie (no. 2421). Então, essa pessoa acompanhou a trajetória, que se desenvolveu no sentido Este-Sudoeste. Ao se colocar sobre a Bela Vista, o objeto deslocou-se em sentido Norte, indo parar sobre o Jardim S. Carlos, onde permaneceu por mais de dez minutos.

LUMINOSIDADE AVERMELHADA


A reportagem do ‘Correio de São Carlos’ que ouviu a pessoa que acompanhou todos os movimentos do ‘disco-voador, foi pela mesma informada que tratava-se de objeto com forma ovoide, achatado nas extremidades centrais e que parecia estar a 5 mil metros de altura, mais ou menos.


Frizou nosso informante que ao aparecer inteiramente, o objeto apresentou seu maior tamanho e que depois tanto seu tamanho e que depois tanto seu tamanho como sua luminosidade avermelhada permaneceram oscilantes. 
Informou ainda que o ‘disco-voador’ apagava-se e aparecia já em local diferente, mas sempre dando para ser acompanhado em seus movimentos, os quais indicam seguramente que não se tratava de satélite ou capsula espacial lançada pelos EUA ou URSS. 


Durante todo o tempo todo o tempo que durou sua aparição, sua luminosidade foi avermelhada, embora variando de intensidade.

VELOCIDADE E MOVIMENTOS


Continuando com suas informações, a pessoa que avistou desde o inicio o aparecimento do ‘disco-voador’, declarou que também a velocidade do objeto era variável e que mesmo quando ficou parado sobre o jardim de São Carlos, o mesmo fazia ligeiros movimentos.

COMPROVADO: ERA ‘DISCO’ MESMO


De acordo com os detalhes fornecidos à reportagem do ‘Correio de São Carlos’, pelas pessoas que viram o objeto que ontem à noite se locomovia sobre São Carlos, é indubitável que se tratava, realmente de um ‘disco-voador’, o primeiro, alias, a ser avistado em nossa cidade e cuja aparição foi constatada por pessoas dignas do mais alto credito.”

(Transcrição integral da notícia retirada do ‘Correio de São Carlos’, 10 de setembro de 1965)

#PraCegoVer montagem digital mostrando a capa do jornal com a manchete citada na postagem, com um filtro azul e, ao fundo, como marca d’água a imagem de um disco-voador.

Fundação Pró-Memória de São Carlos
Mais informações para você:
EVENTO MARCA O DIA INTERNACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA E MOBILIDADE REDUZIDA

A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, realizou nesta sexta-feira (02/12), CLIQUE AQUI E LEIA MAIS

CASA DE ACOLHIMENTO “CLÁUDIA PICCHI PORTO” RECEBE NOVOS EQUIPAMENTOS

Os eletrodomésticos e demais produtos foram adquiridos com emenda parlamentar do vereador Elton Carvalho A Unidade I da Casa de CLIQUE AQUI E LEIA MAIS

CAMPEONATO BRASILEIRO DE PARACICLISMO DE ESTRADA COMEÇA NESTE SÁBADO EM SÃO CARLOS

A Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), o Comitê Paralímpico Brasileiro e a Federação Paulista de Ciclismo realizam neste fim semana, CLIQUE AQUI E LEIA MAIS

TIRO DE GUERRA ENCERRA ANO DE INSTRUÇÃO

O Tiro de Guerra de São Carlos realizou na noite de 25 de novembro a solenidade de encerramento do ano CLIQUE AQUI E LEIA MAIS

COMUNICADO SMTT
COMUNICADO SMTT

  A SECRETARIA MUNICIPAL DE TRANSPORTE E TRÂNSITO INFORMA QUE NO PRÓXIMO DOMINGO (04/12), DAS 8H ÀS 17H, A AVENIDA CLIQUE AQUI E LEIA MAIS

TUSCA SOCIAL E DIRETORIA REGIONAL DE ENSINO DOAM TAMPINHAS PARA A MATERNIDADE

Tampinhas e lacres serão vendidos e o dinheiro revertido para a reforma da Maternidade Data da Notícia: 02/12/2022 09:23:02 A CLIQUE AQUI E LEIA MAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *