Cidinha participa de reunião sobre gestão de resíduos sólidos e propõe modelo

A vereadora Cidinha do Oncológico, com foco na inclusão social e responsabilidade ambiental, participou nesta segunda-feira (21), no Paço Municipal de São Carlos, de uma reunião sobre o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos em São Carlos.

Estiveram presentes na reunião os secretários municipais Glaziela Marques, de Cidadania e Assistência Social; Mariel Olmo, de Serviços Públicos; Walcinyr Bragatto, de Trabalho, Emprego e Renda; e José Galizia Tundisi, de Desenvolvimento, Sustentável, Ciência e Tecnologia. Também compareceram Julio Cesar Ferreira, diretor presidente da PROHAB (Progresso e Habitação de São Carlos S/A), Amariluz Garcia Ferreira (Lucinha), pelo Fundo Social de Solidariedade e Fernando Calzavara de Oliveira (Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social).

A preocupação da vereadora com esse tema vem desde julho de 2014, quando visitou a cidade de Votuporanga e viu que São Carlos precisaria adotar um modelo de gestão nos moldes funcionais que aquela cidade havia adotado.

“Um projeto de gestão dos resíduos sólidos é de extrema importância para nossa cidade e de alta complexidade por envolver muitas secretarias do governo municipal, empresas privadas, cooperativas, ecopontos, PROHAB, entre outros órgãos”, afirmou Cidinha.

VOTUPORANGA – Com a designação de EcoTudo, o projeto desenvolvido em Votuporanga trata da coleta de resíduos domiciliares, com objetivo de acabar com os descartes de lixos e resíduos sólidos em terrenos baldios, vias públicas e beira de córregos. São recebidos diversos materiais como entulhos de construções, poda de arvores, óleo de cozinha, móveis velhos, roupas, lixos eletrônicos, pneus, madeiras, entre outros.

Com o projeto, Votuporanga alcançou em 2016 no ranking do Programa Município VerdeAzul a pontuação de 97.38 pontos, enquanto São Carlos conseguiu apenas 57.82 pontos. O Programa Município VerdeAzul foi lançado em 2007 para medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental dos municípios.

INCLUSÃO SOCIAL – Cidinha do Oncológico ainda destacou que através de um projeto de gestão de resíduos sólidos se viabilizam aspectos importantes como: a inclusão social, geração de renda, cuidado do meio ambiente, entre outras melhorias para a população e para cidade. Para que tudo isso aconteça de forma eficiente, é necessário um projeto grande e maciço de conscientização da população, que terá um local apropriado para descarte dos materiais.

“Um projeto dessa magnitude não atende somente nossa geração, mas gerações futuras, que crescerão com um novo pensamento a respeito da reciclagem, descarte de lixo e resíduos sólidos”, argumentou Cidinha.

SÃO CARLOS – A parlamentar pontuou em São Carlos existem ecopontos para o descarte de resíduos sólidos, no entanto eles têm trazido problemas para a população. “É fato que os ecopontos de nossa cidade já não têm mais os devidos cuidados e até os que foram desativados continuam sendo utilizados como depósito pela população, que não recebe a devida orientação”, ressaltou Cidinha.

Como informou a vereadora, os resíduos de construção civil são levados desde 2006 para a Usina de Reciclagem de Resíduos da Construção Civil da PROHAB, onde são transformados em matéria prima para novas obras. Galhos e podas estão sendo descartados no Horto Municipal, onde se faz compostagem e reaproveitamento do material.

Cidinha afirmou que o modelo que propôs para a gestão dos resíduos sólidos despertou o interesse dos secretários municipais e do prefeito, que a acompanharam nessa ideia. “Logo terá inicio um grande projeto para a cidade, com resolução de problemas que hoje são corriqueiros, como os ecopontos, e outros pontos positivos como geração de renda, emprego e sustentabilidade”, disse.

Mais informações para você:
PARTE DO IMPOSTO DE RENDA PODE SER DOADO PARA PROJETOS DA SANTA CASA

Pessoa física pode doar até 3% do valor a pagar, e pessoa jurídica pode destinar até 1% do imposto devido. CLIQUE AQUI E LEIA MAIS

SANTA CASA REALIZA INTEGRAÇÃO DOS PRIMEIROS JOVENS APRENDIZES DE SUA HISTÓRIA

Data da Notícia: 14/03/2023 15:00:17 A Santa Casa de São Carlos realizou, na segunda-feira (13/03), a integração dos primeiros jovens CLIQUE AQUI E LEIA MAIS

SANTA CASA REALIZA CIRURGIA DE ESCOLIOSE NEUROMONITORIZADA PELA 1ª VEZ PELO SUS

Monitoramento neurológico durante o procedimento minimiza o risco de sequelas. Data da Notícia: 10/03/2023 15:41:27 A Santa Casa de São CLIQUE AQUI E LEIA MAIS

DIA MUNDIAL DO RIM: SC ALERTA SOBRE IMPORTÂNCIA DA PREVENÇÃO DE DOENÇAS RENAIS

Santa Casa busca recursos para expandir estrutura atual e conseguir atender 300 pacientes por mês; confira Data da Notícia: 09/03/2023 CLIQUE AQUI E LEIA MAIS

UROLOGIA RECEBE EQUIPAMENTOS COMPRADOS COM EMENDA DE VEREADORA

Materiais endoscópicos serão utilizados para cirurgias de próstata, câncer de bexiga, entre outras. Data da Notícia: 08/03/2023 15:04:16 A equipe CLIQUE AQUI E LEIA MAIS

SANTA CASA ASSINA NOVO CONVÊNIO COM A PREFEITURA DE SÃO CARLOS

Data da Notícia: 06/03/2023 13:22:46 A Santa Casa assinou um novo convênio com a Prefeitura de São Carlos na sexta-feira CLIQUE AQUI E LEIA MAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *