Cardápios elaborados por nutricionistas garantem diversidade na merenda escolar em São Carlos

Os cardápios da merenda escolar da rede municipal de ensino são elaborados por nutricionistas da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, sendo elaborado por faixa etária com valores nutricionais indicados para cada fase das crianças, adolescentes e adultos que frequentam a EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Hoje a Secretaria de Agricultura e Abastecimento, responsável pela aquisição de alimentos para as escolas, gasta mais de R$ 420 mil por mês com a merenda escolar, e os gêneros alimentícios são distribuídos em 79 locais, sendo 61 unidades escolares entre Centros de Educação Infantil (CEMEIS) e Escolas de Educação Básica (EMEBS), 7 creches conveniadas e para 11 instituições filantrópicas.

Todos recebem os mesmos alimentos para o preparo da alimentação escolar. O cardápio das refeições principais é enviado para cada unidade escolar de acordo com o público atendido, e para o preparo dos lanches em cada escola há possibilidade de elaboração de receitas com os ingredientes enviados para o cardápio, porém sempre respeitando as calorias e valores nutricionais estabelecidos. “Enviamos os mesmos produtos, por exemplo aveia e leite, e cada merendeira pode usar esses produtos de uma forma e o que observamos a partir dessa regra é que a diversidade é grande e com inovações saborosas”, explica o secretário de Agricultura e Abastecimento, Fábio Cervini.

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento faz questão de mostrar o dia a dia das escolas, o que está sendo preparado na merenda escolar, cardápios e inovações que dão certo, seguindo todas as normas através do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, elaborado pelo FNDE.

“As merendeiras fazem questão de nós enviar as receitas que elas elaboram com os produtos que enviamos. Essa semana mesmo recebemos receita de cookies de aveia, requeijão caseiro e variados lanches, o que mostra a qualidade da merenda escolar servida nas escolas municipais”, finaliza Cervini.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.