AULA MAGNA MARCA INÍCIO DA 3ª TURMA DO CURSO TÉCNICO DE ENFERMAGEM DA SANTA CASA


Data da Notícia: 10/02/2023 10:12:30

O Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP) da Santa Casa de São Carlos iniciou, na terça-feira (07/02), as aulas da terceira turma do Curso Técnico de Enfermagem.

Os 30 alunos matriculados no curso, que tem duração de dois anos, tiveram uma recepção especial. A Aula Magna  foi ministrada no Auditório Alois Partel pela Coordenadora do Curso Técnico de Enfermagem, Vanisia Sulpino, que falou sobre “O profissional de enfermagem no mundo contemporâneo: da prática a ética” e destacou que o propósito é formar profissionais qualificados e preparados para responder às necessidades de saúde. 

“Importante lembrar que a formação não significa apenas ter um curso profissionalizante, vai além disso. Nesse sentido, preparamos os profissionais para as competências essenciais para o mercado de saúde, a partir de: aprendizado ativo; orientação para resolução de problemas; criatividade; inteligência emocional”, afirmou a Coordenadora do Curso. 

Vanisia Sulpino é graduada em Enfermagem pela Universidade Bandeirante de São Paulo, Especialista em Centro Diagnóstico pela Faculdade de Ciências Médicas Santa Casa de São Paulo, Especialista em Regulação em Saúde pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Sírio Libanês, Especialista em Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente pela Fundação Oswaldo Cruz e Especialista em Qualidade e Segurança no Cuidado ao Paciente pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Sírio Libanês. Mestranda no Programa de Gestão da Clínica.

SOBRE O CURSO TÉCNICO DE ENFERMAGEM DO IEP

O curso de Técnico em Enfermagem do Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP) – Santa Casa de São Carlos, tem por objetivo formar profissionais Técnicos em Enfermagem para atuarem no cuidado em saúde individual e coletiva, através do desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes técnicos, políticos, humanos e éticos, participando da assistência de Enfermagem em todos os níveis de atenção à saúde. O mercado de trabalho para o Técnico em Enfermagem é amplo, com possibilidade de ingresso em todas as unidades de saúde, tais como: hospitais, clínicas, home care, consultórios, unidades de pronto atendimento, além de concursos públicos específicos da área.

SOBRE O INSTITUTO DE ENSINO E PESQUISA (IEP) DA SANTA CASA

Além de ser referência nos atendimentos de média e alta complexidade na região, a Santa Casa sempre teve como objetivo, tornar-se um polo de ensino e pesquisa. Por isso, em 2014, foi criado o Departamento de Ensino, que depois se transformou no Instituto de Ensino de Pesquisa (IEP) em 2021.

O IEP oferece cinco programas de residência médica nas especialidades de Cirurgia Geral, Clínica Médica, Pediatria, Ortopedia e Ginecologia e Obstetrícia.

E o Programa de Residência Multiprofissional, único entre todos os 24 municípios do Departamento Regional de Saúde (DRS III) de Araraquara, nas áreas de Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição e Psicologia.

O Instituto de Ensino e Pesquisa da Santa Casa também oferece o Programa de Estágio para todas as escolas técnicas de São Carlos e o Internato Médico Hospitalar, em parceria com a Faceres, a UNIFAI e a UFSCar, em um total de 258 alunos.

E em 2021, o IEP deu início ao primeiro Curso Técnico de Enfermagem aprovado pela Secretaria Estadual de Educação em um hospital filantrópico do interior do Estado de São Paulo e recentemente inovou com a primeira especialização de nível técnico, com a primeira turma de Instrumentação Cirúrgica.



Mais informações para você:
CONFIRA OS CASOS DE DENGUE, ZIKA, CHIKUNGUNYA E FEBRE AMARELA
CONFIRA OS CASOS DE DENGUE, ZIKA, CHIKUNGUNYA E FEBRE AMARELA